O uso incorreto dos antibióticos é um problema em muitos países pelo mundo, principalmente no hemisfério Sul, onde as pessoas freqüentemente os usam para tratar pequenas infecções, com ou sem receita médica. O uso indevido dos antibióticos resulta no desenvolvimento de cepas resistentes da bactéria que causou a infecção. Isto significa que, no futuro, estes antibióticos não terão eficácia no tratamento das infecções. O uso excessivo de antibióticos pode aumentar o custo do tratamento desnecessariamente
A superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KCP) é uma das grandes preocupações nacionais recentes na área da saúde.Entretanto, a falta de uso de materiais de higiene médico-hospitalar básicos como luvas, máscaras, álcool, e a ausência da prática de hábitos, como o de lavar as mãos após o contato com pacientes, são apontadas como fatores que podem explicar a proliferação do micro-organismo, pois a transmissão ocorre por meio do contato direto entre as pessoas ou pelo uso de um objeto comum.A bactéria KCP é do tipo oportunista, ou seja, ataca geralmente pessoas com um quadro de saúde complicado, agravado por alguma doença. As vítimas preferidas são pessoas gravemente feridas, ou que estão internadas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), submetidas a vários procedimentos de caráter invasivo.
- Lavar as mãos com sabonete antibacteriano ou lavar com sabonetes comuns é a mesma coisa. As sujidades são eliminadas da mesma forma, e para que o sabonete antimicrobiano faça efeito, seria necessário que se usasse grande quantidade do mesmo e permanecesse por pelo menos 1 minuto com ele nas mãos para matarem os germes. Para eliminar a sujeira lave as mãos esfregando entre os dedos e dorso durante 20 segundos, independentemente do sabonete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário